Uma forte massa de ar polar vai derrubar as temperaturas neste fim de semana em várias regiões do Brasil, com maior intensidade no Sul, onde há previsão de geada ampla e até temperaturas negativas nas madrugadas de sábado e domingo.

Segundo a Climatempo, o centro dessa massa gelada passa justamente sobre a Região Sul, intensificando o frio nos três estados. Em áreas de serra e planalto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, os termômetros devem registrar marcas abaixo de zero, com destaque para a madrugada de sexta para sábado e também a de domingo.

Porto Alegre começa a sexta-feira com 4°C e, mesmo durante o fim de semana, as máximas não devem passar dos 17°C. Em Florianópolis, a mínima será de 9°C no sábado e 12°C no domingo. Curitiba também entra na rota do frio, com mínima de 4°C no sábado e máxima que não ultrapassa 21°C.

Apesar do enfraquecimento de um ciclone extratropical, ainda há previsão de tempo nublado e chuva fraca a moderada no sul e faixa leste do RS. Os ventos também chamam atenção: rajadas entre 70 e 90 km/h devem atingir o litoral e o interior de RS e SC, com menor força no leste do PR. A tendência, no entanto, é de que essas rajadas diminuam com o passar das horas.

No Centro-Oeste, o avanço da massa polar já será sentido no sul de Mato Grosso do Sul, com queda nas temperaturas e chance de geada em algumas cidades. Campo Grande amanhece mais fria, enquanto no Mato Grosso os ventos frios trazem alívio após dias seguidos com máximas acima de 34°C.

Sudeste entra na rota do frio e madrugadas geladas já começam no sábado

A frente fria que chega ao litoral paulista nesta sexta aumenta a nebulosidade, especialmente no leste de SP e centro-sul do RJ. Apesar disso, não há previsão de chuva nessas áreas. O frio se intensifica nas madrugadas, principalmente no sul e leste de SP, na Serra Fluminense e no sul de Minas Gerais.

Em São Paulo, a mínima no sábado deve ser de 10°C, enquanto o Rio de Janeiro amanhece com 11°C. A sensação de frio segue até pelo menos a segunda-feira. No Espírito Santo e no norte de Minas, o ar gelado chega de forma mais discreta, mas as manhãs continuam frias devido ao tempo seco e à queda nas mínimas.

Nordeste e Norte seguem com contrastes marcantes no clima

No Norte, apenas Acre e Rondônia sentem o impacto leve da frente fria, com ventos amenizando o calor. No restante da região, o tempo quente e úmido continua, com risco de temporais no norte do Amazonas, Roraima e Amapá. Já o sul do Pará e Tocantins enfrentam calor intenso e baixa umidade à tarde.

No Nordeste, o tempo seco e quente domina o interior, enquanto a faixa leste, entre Bahia e Alagoas, registra pancadas de chuva. As temperaturas seguem estáveis nas capitais, com Salvador variando entre 22°C e 26°C, Maceió com mínima de 23°C e máxima de 28°C, e Fortaleza se mantendo entre 24°C e 30°C.

Frio atinge o ápice e começa a perder força a partir de segunda

A expectativa é que o frio intenso se concentre neste fim de semana. A partir de segunda-feira, a massa de ar polar começa a se afastar para o oceano, permitindo uma gradual elevação das temperaturas.

Mesmo assim, cidades como São Paulo continuam com madrugadas geladas nos próximos dias. De acordo com o Inmet, a capital paulista já enfrentou a primeira quinzena de julho mais fria dos últimos dez anos. E com a nova frente fria, o cenário deve persistir, reforçando o inverno rigoroso de 2025.

Compartilhar.