Depois de anos de sucesso internacional, a Toyota finalmente confirmou a chegada da van Hiace ao mercado brasileiro. O modelo, que já é fabricado na Argentina, será lançado por aqui ainda em 2025, inicialmente na versão para transporte de passageiros.
Segundo apuração exclusiva, a Toyota trará ao Brasil uma das configurações voltadas ao público que busca mobilidade coletiva, embora ainda não esteja definido se será a Commuter, com capacidade para 14 ocupantes (13 passageiros mais o motorista), ou a Wagon, que acomoda até 10 pessoas. A tendência é que a versão de maior capacidade seja a escolhida, atendendo uma fatia de mercado com pouca oferta de veículos novos nessa categoria.
Apesar do foco inicial na versão de passageiros, a Toyota também considera lançar a configuração furgão da Hiace. Essa opção, voltada ao transporte de cargas, deve chegar alguns meses depois, provavelmente apenas em 2026.
Na Argentina, a Hiace de 14 lugares custa atualmente cerca de 68,2 milhões de pesos, o que equivale a aproximadamente R$ 297 mil. Para o mercado brasileiro, estima-se que o valor gire em torno de R$ 350 mil, embora esse preço ainda esteja em aberto. Fontes do setor indicam que as novas regras do IPI podem ter influenciado diretamente na definição dos preços para o Brasil.
No cenário atual, o modelo enfrentará concorrência direta de vans já consolidadas no país. O Fiat Ducato Minibus, com capacidade para 18 passageiros, parte de R$ 375.990. Já a versão Luxo com 16 lugares custa R$ 384.990, mesmo valor do Citroën Jumper. O Renault Master Minibus, também com 16 lugares, parte de R$ 382.190.
O que esperar da Toyota Hiace no Brasil
Com 5,91 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 2,28 m de altura e 3,86 m de entre-eixos, a Toyota Hiace se posiciona como uma opção mais compacta em relação às concorrentes, ideal para quem precisa de versatilidade e facilidade de manobra em centros urbanos.
Sob o capô, a van traz o motor 2.8 turbodiesel da linha 1GD, o mesmo usado na Hilux, entregando 163 cavalos de potência e torque de 42,8 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. Embora a Hilux ofereça potência superior em algumas versões, a possibilidade de ajustes no desempenho da Hiace para o mercado brasileiro não está descartada.
Entre os equipamentos de série oferecidos na versão argentina, estão luzes de LED para os passageiros, seis portas USB traseiras, central multimídia com tela de 9 polegadas, câmera de ré e bancos revestidos em couro.
A chegada da Hiace reforça a presença da Toyota no segmento de utilitários e promete movimentar o mercado com uma nova opção entre as vans de transporte de passageiros.