Quem nunca travou na hora de uma prova ou apresentação e simplesmente… deu branco? A mente fica vazia, as ideias somem e o desespero bate. Mas calma: esse fenômeno é mais comum (e mais explicável) do que parece.

Quando estamos sob pressão, como numa entrevista ou avaliação importante, o corpo entra em modo de alerta, ativando o famoso sistema de “luta ou fuga”. Nesse processo, hormônios como adrenalina e cortisol são liberados, mudando o foco do cérebro para a sobrevivência, o problema é que, nessa hora, ele desativa temporariamente a área responsável pela memória recente: o córtex pré-frontal.

Ou seja, o cérebro basicamente te diz: “agora não é hora de pensar, é hora de reagir”. E pronto, some tudo o que você estudou ou ensaiou.

Ansiedade piora tudo

Quando a mente começa a prever que pode dar branco de novo, a ansiedade aumenta e aí o ciclo se repete. O medo de esquecer vira combustível para o esquecimento, num looping mental difícil de quebrar. Mas o problema não é falta de inteligência, é só o cérebro tentando te proteger da maneira errada.

Como evitar o “branco”

A boa notícia é que dá pra treinar o cérebro pra lidar melhor com a pressão:

  • Estude por tópicos e com repetição espaçada
  • Faça pausas regulares durante o aprendizado
  • Use técnicas de respiração e relaxamento antes da situação de estresse
  • Simule provas e apresentações em casa, de preferência em voz alta
  • Pratique visualizar-se lidando com sucesso na situação que te causa nervosismo

Se os bloqueios mentais forem frequentes e estiverem afetando sua rotina, vale procurar apoio psicológico. Muitas vezes, o que precisa ser tratado não é a memória é a ansiedade.

Dar branco é humano

Ter um apagão mental sob pressão não diz nada sobre sua capacidade. É só o cérebro entrando em modo de defesa. Aprender a reconhecer e contornar essa reação é o primeiro passo pra deixar o nervosismo no lugar dele e voltar a ter controle da situação.

Compartilhar.