A banana, uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, agora também virou tendência entre quem curte plantar em casa. Rica em fibras, potássio e energia, ela é fácil de digerir, ajuda na digestão e ainda dá aquele gás pós-treino. E o melhor: você não precisa morar no campo para ter um pé de banana no quintal, dá até pra plantar em vaso!

O segredo está em escolher a variedade certa, como a banana-prata-anã ou a nanica, que são menores e se adaptam melhor a espaços reduzidos. Basta uma muda saudável, um vaso grande (de pelo menos 50 litros) e bastante sol direto, pelo menos 6 horas por dia. O solo tem que ser bem drenado e com adubo natural, tipo esterco ou composto orgânico.

Outro ponto importante: manter a terra sempre úmida, mas sem encharcar. Retirar os brotinhos laterais e as folhas secas também ajuda a planta principal a crescer mais forte. E nada de vento forte! Como a bananeira é flexível, pode tombar se não estiver bem apoiada.

Depois de cerca de 10 a 16 meses de cuidados, os primeiros cachos aparecem. Quando as bananas estiverem esverdeadas, já pode colher e deixar amadurecer fora da planta.

Cultivar banana em casa virou símbolo de alimentação saudável e até de decoração, já que a planta é bonita e dá um ar tropical ao ambiente. Só é preciso ficar de olho em pragas e doenças, como a sigatoka e o mal-do-panamá, que podem ser evitadas com fungicidas naturais e mudas de qualidade.

Mesmo quem mora em apartamento com varanda ensolarada pode entrar nessa onda. A bananeira vai bem sozinha ou em consórcio com outras plantas que não roubem seus nutrientes, como leguminosas.

Plantar banana em casa é mais fácil do que parece e pode render frutos por anos, literalmente. Uma ideia simples, barata e sustentável pra quem quer comer bem e saber exatamente de onde vem o que está no prato.

Compartilhar.